#SopaDePai

MENINO DAS ONDAS

Olha pra frente, escuta o som do mar. A onda vai chegando, rema. Olha pro lado, dá direção. Com um impulso, sobe na prancha. Pés paralelos, corpo parecendo uma flecha….

SER PAI, SER MÃE, AMAR

Pelo menos uma vez por ano, Enrique e eu viajamos sozinhos. Só ele e eu. Fazemos isso há quatro anos. Já acampamos, já fizemos grandes aventuras em rios, mares, montanhas….

EDUCAR É UM ATO DE DESPRENDIMENTO

Enrique é um garoto conversador. Eu também sou. Gostamos de papear sobre coisas da vida. Daí, os temas são variados: temas históricos, artes, religião, política, esportes. Ele quer saber de…

A PRIMEIRA PERDA

As pessoas importantes da nossa vida moram no nosso coração, filho. A dor de perder um amigo é grande, choramos, sentimos um vazio infinito, mas ela se transforma em algo…

EMPATIA NA LATA!

Enrique tem um amigo que o faz de gato e sapato.  O menino bate nele, joga outras crianças contra ele, fala palavrão adoidado, maltrata pai e mãe. Enrique se irrita…

A FESTA DE ANIVERSÁRIO

Nunca admiti a hipótese de comemorar o aniversário do Enrique em buffets, como podem imaginar. Essa batalha estou vencendo. Mas nunca me empolguei, também, em fazer festa para ele. Essas…

GLOSSÁRIO DO AMOR

Se você for morar em outra casa, eu posso morar com você, papai? Pode, mas por que eu me mudaria de casa? Ué, tem pai que não mora com a…

A MOCHILA DE BRINQUEDOS

Sempre que viajamos, preparamos uma mochilinha de brinquedos para o Enrique. Fizemos uma longa viagem de um mês pela Nova Zelândia. Para onde íamos, a mochila nos acompanhava. É uma…

AVIÃO: VOU SÓ

Eu tenho medo de avião. Sempre sofri com isso. Quando o Enrique nasceu, meu medo piorou. O medo de morrer não é simples, nesse caso. É o medo de deixá-lo…

CAI O DENTE, CAI O PAI

Nunca vi um dente demorar tanto pra cair. Sei lá, vários meses de dente mole. Havia quem queria arrancá-lo, mas eu não deixava. Todos os dias, Enrique dizia que estava…

OS RECICLÁVEIS DA GABI 

Gabi é uma mãe incrível! Tem um coração tão aberto e verdadeiro para a maternidade! Sofre com isso um pouco, pois as coisas ganham muita força, intensidade e potência quando…

CONSOLO NA MORTE

Meu pai faleceu há alguns meses. Nunca chegou a ter uma relação com o Enrique. Ele sabia que era o meu pai, mas não o entendia como seu avô. Mas ele…

DE DOIS PARA TRÊS

Antes. Dormir até tarde, bem tarde. Sair pra jantar fora quando quiser. Viajar sem se programar. Falar palavrão. Namorar livremente. O hoje é o hoje. Cochilar à tarde. Sábados e…

ESCREVENDO NO CHUVEIRO

Fazia uma semana que o Enrique não ia à escola. Ficou com os avós. Coisa boa de se viver.   No banho, começa a escrever no box. Letra por letra. Falava…

ACHADOS E ENCONTRADOS

Abro meu armário, pego uma camisa e lá estão eles dentro do bolso, escondidos depois de uma escalada, em suas barracas penduradas no precipício; deu fome, abro a geladeira, lá…

MÃE E FILHO

Podemos não concordar com tudo, raro isso, mas respeito demais as posições da Gabi com o Enrique. Os dois têm uma relação intensa. Gabi se entrega de corpo e alma…

BRINCADEIRAS PREFERIDAS

Playmobil. Já contei isso em outro texto. Amava esses bonecos. Minha vida girava em torno disso! Ou melhor, girou por 15 anos! Entre esse tempo, Indiana Jones. Brincava de aventuras…

O TOMBO E O CHOCOLATE

Enrique estava feliz. Paramos numa cafeteria para nos esquentarmos e compramos um chocolate quente pra nós. Ofereci a ele. Nunca havia provado chocolate assim, derretido. Encostou a boca e uma…

UMA BRONCA PRA CHAMAR DE SUA

Eu lavo as roupas da casa. Sempre foi assim. Tenho um cuidado danado para não mancharem, deixá-las cheirosas. Um dia, escuto que a máquina de secar parou de funcionar. Pensei…

A UNHA ENCRAVADA

Olha, eu sou sensível para dor. Gostava de correr. E meu pé sofreu com isso. “Peguei” uma unha encravada que me custou noites de sono. Graças a uma anja, consegui…

BOLA PRA FRENTE!

Nunca fui bom de bola. Tinha um certo medo. Acho que foi por causa da bolada na cara que tomei aos 5 anos e o professor me fez “engolir o…

MENINO LEITOR

Sete horas da manhã. Sábado. Acordo apressado com um menino leitor. Enrique com 6 anos. Mundo da fantasia total. Brincante. Não lê e escreve. Ainda.  Mas acorda apressado. Feliz. Acorda…

ELE DORMIU. UFA!

Dia corrido. Trabalho, reunião, problemas e pepinos. Chega em casa. Corpo dói, cabeça dói. Tudo o que queremos é tirar o tênis e nos atirarmos no sofá! Descansar. Mas… tem…

BANANA AMASSADA

Foram 6 meses de exclusividade no peito. Seis meses de afeto e conexão. Mas… tinha uma banana no meio do nosso caminho. Não resistimos. Armamos uma história para esse momento….

AMOR DE CRIANÇA

Enrique é um menino que sente amor pelas pessoas. Sei disso. É uma criança que demonstra seus sentimentos com intensidade. Sempre fomos carinhosos, amorosos, verdadeiros com ele. E ele reproduz…

DE MÃOS DADAS

Tem coisa mais difícil do que não poder ajudar seu filho, sua filha em alguma situação? Aquela situação que eles e elas terão de passar, terão de enfrentar. E você…

EU ME VEJO NELE 

Às vezes, dá medo. Dentre tantos medos que um pai sente, esse chega a assustar. Principalmente, quando é para o lado negativo. Adoro ver como ele se parece comigo em…

MEDOS DE PAI, MEDOS DE FILHO

Tinha medo de perder os dentes da frente. Ficava empurrando os dentes para ver se estavam moles. Uma noia! Tive medo de perder a minha mãe. Foi duro quando ela viajou…

HISTÓRIAS DO PASSADO

Sempre digo que professor é contador de histórias. Minha mãe é professora também. Uma contadora de histórias, portanto! Sempre contei histórias para o meu filho. Não só as de livro,…

A CRIANÇA QUE BRINCA

Sempre fui um menino brincante! Nunca me apertei quando ficava sozinho. Sempre tirava um bonequinho do bolso e começava a brincar. Passava horas assim. Lembro-me tão claramente dessas cenas. Eu…

BICHOS IMAGINÁRIOS

Até hoje tento descobrir quem são esses caras! Já vi amigo imaginário, mas dois bichos imaginários… foi a primeira vez! O Enrique, quando tinha uns três anos, inventou esses nomes:…

A VIAGEM TEM QUE SER BOA PARA A CRIANÇA E PARA O ADULTO

Preparativos para a viagem à Nova Zelândia Semana que vem, encararemos, nós três (minha esposa, eu e meu filho), mais uma aventura! Viajaremos para a Nova Zelândia! Um país sensacional,…

ACAMPAMENTO

Eu sempre acampei quando era mais novo. Abandonei esse espírito quando descobri pousadas, hotéis e outros confortos. Coisa besta. Meu filho me fez redescobrir, reconectar-me a esse espírito. Assisti a…

O BARCO-CASA!

Ano passado, fomos nós três para uma temporada na Europa. Queríamos conhecer Amsterdã. Mas temos essa coisa de evitar hotéis para entrarmos mais na vida daqueles que moram nas cidades….

PÃO DA MEMÓRIA – VOCÊ JÁ COZINHOU COM SEU FILHO?

PÃO DA MEMÓRIA – VOCÊ JÁ COZINHOU COM SEU FILHO?   Na era do touch, em que tudo é controlado, decidido, comprado, acessado na ponta dos dedos, falta-nos o corpo, o gesto,…

MEUS

Eles estavam guardados. Esperavam o grande dia de voltarem à ativa! Voltarem a ser brinquedos! Quando era criança, passava horas e horas brincando com os playmobils. Eu não tinha aqueles castelos,…