#PapoReto

O SHOW DA BIRRA!

Cai no chão, grita. Joga coisas para cima, xinga. Bate, morde, cospe. Chora sem parar, até soluçar. Quem não presenciou algum dia uma criança fazendo tudo isso? Diferentes combinações. Quando…

LUGAR DE CRIANÇA É…

Criança tem direito de ser criança. No parque, no prédio, na praia, no cinema, no restaurante. Criança não sabe ser adulto porque não é adulto. Criança não sabe ficar quieta…

HORA DA CONVERSA

Saber conversar é uma arte. Uma arte de cultivar os encontros da vida. É saber escutar, dar atenção, entregar-se às histórias, saber perguntar. Tudo o que uma escola faz, ou…

EXISTE CRIANÇA TÍMIDA?

Tem criança que logo chega e já está lá no meio das pessoas que não conhece. Tem criança que não vai de forma alguma. Fica grudada nas pernas do adulto….

CRIANÇA QUE MORDE

Eita tema delicado esse! As crianças experimentam o mundo de diversas maneiras. Uma delas é pela boca. Querem sentir o gosto desse mundo de descobertas. Querem provar e incorporar seus sabores,…

NÃO EXISTE COISA DE MENINO OU COISA DE MENINA

Assunto complexo. Eis aqui poucas ideias. Quem disse que existe brinquedo de meninas e brinquedo de meninos? Quem disse que existe roupa de um e de outro? Cor? Música? Heróis…

CHORO É VIDA

Choro é expressão. Afirmação de que estamos vivos. Choro é maneira de se comunicar. Sem palavras. Choro nem sempre é tristeza, dor, frustração. Choro é emoção, é vontade de se…

CHANTAGEANDO UMA CRIANÇA

Chantagem não leva a lugar algum quando falamos de integridade. Mas leva ao que se quer rapidinho. Se não comer, não assiste à televisão. Se não tomar banho, fica sem…

VAI ENTRAR NA ESCOLA? CALMA!

Entrar na escola é uma mistura de emoções: de um lado, aquele orgulho de ver nossas crianças crescerem e, de outro… aquela sensação, meio ansiedade, meio incerteza, meio constatação de…

UM ABRAÇO PODE SALVAR O MUNDO

Abraçar. Sentir, dar calor. Amor. Criança precisa de colo. Precisa de afeto. Precisa saber que alguém se importa para se sentir importante. A escola é a multiplicação da importância do…

A TECNOLOGIA JÁ ESTÁ MUDANDO TUDO!

Não acho que os adultos saibam como lidar com as tecnologias na educação das crianças. No máximo, tentamos pedagogizar a experiência, criando tarefas de pesquisa: o mesmo que fazíamos com as enciclopédias…

O BRINQUEDO NA ESCOLA

Casa é intimidade, individualidade. Núcleo, lar, morada. Escola é expansão, é coletivo. Amizade. As crianças pequenas, quando entram na escola, costuram esses dois universos: o individual e o coletivo. Em…

INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS (DO MUNDO) 

Cada vez mais penso que a tarefa de professores e professoras é ensinar as crianças a interpretarem o mundo. Interpretar o mundo significa entender pontos de vista, colocar-se no lugar…

PANELINHAS NA INFÂNCIA

Educação é relação. Entre crianças, com adultos, no meio, pelo mundo. Relacionamo-nos para sermos quem podemos ser. Escola deve ser o espaço de valorização do coletivo. Do senso de comunidade….

DESENHOS: ENTRE TRAÇOS E SONHOS 

Linhas contornam nossos desejos. Cores revelam os nossos sonhos. Os desenhos são expressões do que somos e vemos no mundo. Desenhar é libertador. Cada traço é a expressão do que…

CRIANÇA DOENTE NÃO PODE IR À ESCOLA

A questão é simples e lógica: criança que está doente não pode ir à escola. Parece simples, mas não é. Em todas as escolas que conheço nessa vida, sempre é…

INVISIBILIDADE E INTIMIDADE 

Crianças adoram esconder a cara ao brincar de esconde-esconde. Fecham os olhos como se o mundo só se iluminasse quando os abrissem. Elas os fecham para se conectarem ao interior…

TALENTO E INSPIRAÇÃO

Educação é a dança entre o mundo e as pessoas. É a sinfonia que pode ajudar o mundo a se tornar justo e generoso. A educação deveria ser o movimento…

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS

Acolher, propor, transformar, encorajar. Inspirar.   Abrir os olhos e ouvidos para reflexões e ações. Criar conceitos que reinventem as narrativas cotidianas escolares. Coordenar é convidar a pensar diferente. É incentivar…

A IMPORTÂNCIA DO AFETO

A criança nasce. Sai do ventre materno. Vai à procura de algo. Não há palavras que definem o que ela procura. Querem experimentar algo que parece ser do ser humano…

SER-PRESENTE

O conhecimento só tem sentido se formos capazes de transformar pessoas e o mundo com ele. Se formos capazes de compartilhar generosamente com o mundo aquilo que sabemos. Por isso,…

A IMPORTÂNCIA DA INTERRUPÇÃO

Agenda apertada. Compromissos diários. Acorda cedo, vai pra escola. Almoça correndo, vai pro inglês. Sai do inglês, natação. Volta pra casa, lição. Assiste televisão, fica no celular. Janta. Sono. Vê…

REPETIR PRA FICAR DIFERENTE

Tempo na escola: todo recortado, medido, contado. O tempo determina quem é a criança, o que ela pode, como ela deveria fazer. Um tempo cronológico que cria poucas brechas para…

DO QUE UMA CRIANÇA PRECISA DE VERDADE?

Criança precisa da cumplicidade de quem é responsável pelo seu crescimento. Precisa do colo que acolhe e encoraja. Criança precisa de alimento: o do corpo e o da alma. Criança…

ABRAÇOS E BEIJINHOS

Por que adulto acha que pode tocar, abraçar, apertar, beijar criança sem pedir licença? Meu filho não gosta de dar beijinho em quem não conhece. Até eu entender isso, levou…

O QUE, DE FATO, É DA ESCOLA?

A dinâmica social contribui para a escola se pensar. Para a escola pensar suas rotinas e processos pedagógicos. Atendendo a uma dinâmica familiar, desse mundo do trabalho, a escola passou…

BRINQUEDO DA PAZ

Um pedaço de mim, do que sou, do meu corpo, da minha mente, fora de mim. Esse é o sentido do brinquedo da criança. Daquele brinquedo que ela leva pra…

PERTO DA MÃE, EMOÇÕES AUMENTAM 800%

Soube de uma pesquisa que rolou por aí dizendo que o comportamento das crianças piora 800% quando estão com as mães. Bom, o pior é que nos acostumamos com esse dado ao longo de nossas…

CONHECIMENTO PARA ALÉM DA ESCOLA

Crianças aprendem o mundo sempre. Aprendem fazendo coisas e aprendem quando fazem “nada”. Aprendem falando e em silêncio. Paradas, correndo, brincando, desenhando. Aprendem sendo amadas, quando levam bronca, quando vão…

TAREFAS DOMÉSTICAS 

Morar junto. Compartilhar uma vida. Dividir um teto. Conviver todos os dias. Na tristeza e na alegria. Não importa com quem, mãe, pai, tios, amigos e amigas, filhos e filhas….

FOME DE QUÊ?

Somos o que lemos. Cada linha lida, cada página que se vira, cada livro degustado. Somos os filmes a que assistimos. Cada letreiro que sobe, cada cena que marca, cada…

ESCONDE-ESCONDE

Já repararam que criança não consegue, facilmente, se esconder?   Brinquem de esconde-esconde e notem isso! É tão interessante! Não me sai da cabeça a imagem da criança que tampa o…

ESCOLA DOS MENINOS X MENINAS 

Educação é relação! Educação é a possibilidade de criarmos uma sociedade múltipla. Que seja capaz de viver e aprender na diferença. Diferença de pensamento, de desejos, de culturas. Que seja…

SOBRE AVÓS

Mas, afinal, avó pode tudo? Essa é a pergunta da afirmação que costumo ouvir de muitas avós (principalmente, depois de participar do programa Vigiando a vovó, do GNT): não temos…

MUITA CALMA NESSA HORA!

Eu acredito no olho no olho. Acredito no que se vê com o coração, se escuta com o corpo, se sente com o olhar. Acredito na verdade dos acontecimentos… tão…

LEVAR PARA CASA É ROUBAR?

Quando gostamos de algo, mesmo que não seja algo material, queremos ter para sempre isso por perto. Quando vivemos algo bom, queremos, de qualquer maneira, arrumar um meio de estender…

CHORAR É BOM!

O choro é a expressão mais profunda que uma criança pode oferecer ao mundo. O choro é como ela consegue expressar seus sentimentos, aflições, angústias por estar nesse mundo novo,…

DEU TUDO ERRADO

A proposta era refletir sobre a vida. Sobre a vida de cada um. E o que aconteceu foi que essa gente, essa escola nos faz refletir sobre todos e todas…

MEGA LIQUIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Desculpem. Não dá para ficar imparcial. Não dá pra fechar os olhos e ser conivente. Não dá.   O sorriso de satisfação dos clientes me enraivece. A relativização da relação me…

O BLÁ BLÁ BLÁ NA EDUCAÇÃO

A escola é mestre em classificar. Os processos de classificação são dispositivos de ordenação, de controle e, em muitos casos, de exclusão. Processos injustos e cruéis. Não me venha com…

SE VIRA!

Nunca gostei de expor o meu filho à loucura dos shoppings. Não gosto de levá-lo a esses lugares de consumo. Não é lugar para criança pequena. Tem tanto lugar no…

É MELHOR SER ALEGRE QUE SER TRISTE…?

É MELHOR SER ALEGRE QUE SER TRISTE…?   Lembro-me de uma fala de uma professora minha. Eu tinha 5 anos. Dentre outras aberrações que ela fazia comigo, disse-me um dia, ao…

A VIDA NUMA BOLHA

Minha escola é toda cheia de desafios. Terra, brinquedos de madeira, curvas, amplos espaços. Mundo. Um pai trouxe o seu filho para conhecer o espaço. O menino tinha 2 anos….

MÃE-PROFESSORA

Amor em primeiro lugar. Amor que acolhe. Amor que reconhece o esforço. Amor que ama.  Essa é a educação que eu acredito. Sim, o mundo é duro. Sabemos disso. E,…

MÃE, COMPRA?

Por que é tão difícil para algumas famílias dizerem não aos pedidos consumistas das crianças? Por que é tão difícil colocarem esse limite? Um limite que acolhe o impulso do…

NAS MÃOS DA BABÁ

Numa reunião que fiz em um lugar que trabalhei, tinha mais babá do que mãe. Um sintoma forte para pensarmos no que temos nos tornado em relação à educação de…

EROTIZAÇÃO INFANTIL

O adulto erotiza a criança. É ele quem apresenta a ela as figuras horrorosas que tratam o corpo como coisa, o amor como treco e o desejo como nada. São os adultos…

CRIANÇA NÃO NAMORA

Esse tema me causa arrepios e irritações. Quantas e quantas vezes vemos famílias orgulhosas de suas crianças terem namorados e namoradas tão precocemente? Vamos lá: criança não namora, quem namora…

FESTAS DE ANIVERSÁRIO NA ESCOLA

Comemorar com amigos e amigas. Comemorar o encontro. Comemorar a amizade e o estarmos juntos de cada dia. Muito importante não deixar essa data passar também na escola. Aniversários marcam…

DÉFICIT DE ENSINAGEM

Na verdade, a questão é simples: de tanto a escola controlar, criar estereótipos, de tanto a escola fragmentar, formalizar, acabou criando modelos fechados de identidades que excluem qualquer pessoa que…

A CANTINA DA ESCOLA

Uma vez, conversando com mães blogueiras e com um especialista em nutrição infantil, debatíamos sobre as cantinas nas escolas. Tema polêmico. Afinal, a cantina deve oferecer uma alimentação saudável para a criança?…

SALA DO DIRETOR 

Telefone toca. Era uma mãe da escola. Ela estava preocupada, pois seu filho, de 7 anos, tinha ido para a sala do diretor. Esse diretor sou eu. Então, rindo, lhe…

MINHA MÃE É HACKER 

Minhas namoradas, quando eram adolescentes, tinham altas brigas com suas mães por violarem suas agendas, seus diários. Quem já passou por isso sabe do que falo. Hoje, vejo mães se…

MASTURBAÇÃO INFANTIL 

Assunto delicado? Não. Tabu? Só se for para quem enxerga esse comportamento (nem sei se podemos falar assim) como sendo algo ruim. Masturbação infantil é um assunto complicado para as…

O PERSONAGEM DO APRENDIZADO

Criança aprende com o coração quando o conhecimento ganha vida. A sala vira um cenário das ideias, um palco de teatro, e os professores e professoras incorporam suas histórias. Somos,…

O QUE SE APRENDE QUANDO UM ALUNO DEIXA A ESCOLA?

Será que as escolas pensam nos porquês de as famílias deixarem seus espaços em busca de novas alternativas? O que significa perder um estudante? Faço-me sempre tal pergunta. Muitas vezes,…

ALÔ, ALÔ

Os aparatos tecnológicos se tornaram a grande pedra no sapato de muitas famílias, não é? Afinal, que idade dou um celular para meu filho, para minha filha? Veja, jamais quando…

PAPAI NOEL VEM HOJE?

Comecei a desconfiar quando tinha 7 anos. Meus amigos faziam caras e bocas quando eu falava da minha lista de presentes. Achava estranho que, quando eles falavam algo do velhinho,…

ALEPPO É AQUI

Os olhos de uma criança guardam aquilo que mais desejamos. Guardam segredos de seu afeto pelo mundo. Guardam gratidão pelas descobertas. Guardam poesias contidas na infância. Guardam?  Os olhos dessas…

EX-TILO

A Estilo sempre foi feita de corações, de pegadas, de marcas, de inspirações daqueles que passaram por aqui. Aprendemos e temos nos tornado uma escola dos nossos sonhos porque nos…

PROPAGANDA A CABO

Olha, depois que temos crianças em casa, começamos a perceber o maquinário escancarado de venda que existe nas propagandas. Assistindo a um canal infantil fechado durante as semanas que antecederam…

MENSAGEM NA GARRAFA

Tenho uma garrafa na minha sala. Não é qualquer garrafa. É uma garrafa com desejos para 2020. Especificamente, em 9 de dezembro de 2020, poderei abrir essa garrafa com uma…

SOBRE APOSTILAS E O EMBURRECIMENTO

Eu sou um cara que está na trincheira dessa guerra. Qualquer material que aprisione o pensamento, que determine os caminhos para o pensamento, que induz respostas e incentive a normalidade…

DURA CONSTATAÇÃO

Foi uma tragédia! Algo inexplicável! Como presenciamos, todos os dias, com as notícias que chegam dos lugares em guerra, que sofrem com a fome, dos refugiados, dos abandonados pelos governos….

PÉ NO CHÃO

Quem conhece a Estilo sabe que o nosso espaço é uma delícia. Um convite para se viver, mesmo como adultos, uma infância diferente! Todo mundo anda descalço por aqui. Quer…

UM MINUTO DE SILÊNCIO

Por que a escola sempre tem sede pela palavra, pela opinião, pela manifestação das vontades? Por que é tão difícil lidarmos com os silêncios? Com os tempos diversos? É certo…

COZINHA DA ESTILO: COZINHA DA ALMA

Cozinha e Escola. Alimento e aprendizado.  Aprender e degustar.  Sentir-se acolhido. Conhecer o sabor do mundo.  Mão na massa. Como deveria ser qualquer coisa da vida. Sentir aromas a cada…

A ESCOLA É A CIDADE

Todo mundo gosta de falar que escola não pode ter muros. O muro não é, lógico, o físico, mas o muro imaterial, a relação. As escolas reproduzem uma artificialidade em…

DE CORAÇÃO E BRAÇOS ABERTOS PARA A DIFERENÇA

Recebo uma quantidade enorme de famílias na escola, desesperadas, pois não conseguem matricular suas crianças nas escolas que desejam. E não conseguem porque seus filhos e filhas apresentam algum tipo…

QUE HORAS A MAMÃE CHEGA?

Rotina é estruturante, sempre digo isso. E vou dividir com vocês um caso pitoresco. Havia uma criança nova na escola. Estava um pouco difícil ficar nas primeiras semanas, o que…

BRINCADEIRA NÃO TEM PREÇO

Quero compartilhar com vocês uma carta que eu e Julia, minha companheira de trabalho e coordenadora da Estilo, escrevemos para as famílias da escola. É sobre o brincar e os…

LER PRA CRESCER!

Eu gosto de falar. Gosto de contar histórias! Gosto de ler para o Enrique antes dele dormir. Gosto quando vejo seu olhar vidrado no livro, em mim. Gosto de ver…

KIRIKU: UM PRESENTE PARA A INFÂNCIA

Já assistiram ao filme Kiriku? Eu amo! Uma lenda que já virou filme, peça de teatro, musical e, agora, livro! Dia 19 a editora Viajante no Tempo lançará os livros…

SEM ENQUADRAR O CORPO

Minha escola não tem quadra. Nunca teve. Temos um espaço maravilhoso de terra, árvores, chuveirão para as crianças brincarem com água, um brinquedo de madeira maior que a minha casa,…

QUE HORAS A MAMÃE CHEGA?

Rotina é estruturante, sempre digo isso. E vou dividir com vocês um caso pitoresco.   Havia uma criança nova na escola. Estava um pouco difícil ficar nas primeiras semanas, o que…

LIVROS QUE DESTILAM ÓDIO

A cena é forte! Imagine o que pensa uma criança quando escuta essa história? É forte, é agressiva, maldosa. Está ali. Comunica diretamente o que quer expressar. Ensina a violência,…

A CASA-CARRO

Imagina rodar quase 4 mil quilômetros numa casa-carro? Assim meu filho, o Enrique, de 2 anos na época, chamava o nosso motorhome. Viajamos pelos Estados Unidos durante um mês dentro de…

“O INSTINTO MATERNO NÃO EXISTE”

E vocês? O que acham da afirmação da pesquisadora de que instinto materno não existe? Leiam para entenderem as justificativas dela… #queroouvirvoces goo.gl/03Igmt

“NOME DO PAI” E “NOME DA MÃE”

Ficha de cadastro na escola: família chega, preenche a ficha com alguns dados para contato, como nome do pai, da mãe, da criança…. família “Doriana”, né? Bem, não se trata…

A SUA IDEOLOGIA NÃO É A DO SEU FILHO? RESPEITO À DIVERSIDADE 

Esse ano de 2016 me fez refletir muito sobre a formação política das crianças. Política sem partido. Falo da política como senso, como forma de viver em sociedade, a maneira…

#OCUPERESTAURANTE

Adoro levar o meu filho ao restaurante! Sempre o levei! Desde bem pequeno. No começo, ele ficava dormindo, estendido em duas cadeiras ou num sofá. Depois que ficou mais velho,…

PROFESSOR HOMEM, SIM 

Cada uma que ouvimos na escola! Um pai, todo cool, cheio de estilos no vestir, intelectualidade em seus gestos, derramou seu tradicionalismo ao me pedir que nenhum homem de minha…

YOUTUBERZINHOS

Gosto da ideia de que qualquer pessoa possa construir seu espaço de comunicação. E que isso não fique somente nos canais de televisão! Aliás, em alguns países, percebe-se que crianças…

PRECISA SER NO BUFFET?

Toda celebração é importante! Um ritual de comemoração de passagem do tempo! Marcamos nossas vidas assim! Celebramos o tempo passado e, na presença de pessoas queridas, afirmamos nosso presente e futuro! Agora……

O BARULHO DO SILÊNCIO

Nunca me esqueço do dia em que fazia um passeio com meus estudantes de 4 anos à represa de Salesópolis. No meio do passeio, encontramos um bosque de pinheiros. Belíssimo!…

ESCOLA DE PRINCESAS

O que dizer disso? Para mim, é a constatação de que estamos vivendo tempos complicados! Tempos em que as pessoas não têm nem mais cerimônia de dizerem e fazerem coisas…