CADA UM É UM

By 10 de março de 2019 abril 5th, 2019 Palestras

Cada criança aprende diferente

Todo aprendizado é múltiplo. Qualquer objeto relacional do mundo exterior pode disparar uma infinidade de conexões intelectuais e cognitivas. A percepção, a formação do olhar, as produções de narrativas, as vivências de uma vida constroem a plasticidade que definem, aos poucos, nosso modo de ser e estar no mundo. E por que as escolas continuam ensinando da mesma forma para todos seus estudantes? O que faz uma escola optar pelos sistemas apostilados, que aprisionam o pensamento de crianças e jovens? Como seria uma escola livre desses sistemas de controle e aberta às singularidades docentes e discentes?

  • A construção dos sujeitos: qual discurso nos define?;
  • A singularidade;
  • As conexões cognitivas: as influências da família e da escola;
  • As inteligências múltiplas;
  • Aprendizado por sínteses e por conexões: do concreto factual ao plástico conceitual;
  • A escola como mantenedora do saber único X aquilo que estamos a ser e aprender;
  • Críticas aos modelos apostilados, sistemas de ensino, linhas pedagógicas;
  • Nasce uma escola?

46 Comments

Leave a Reply