QUANTO MAIS SE LÊ, MELHOR SE ESCREVE

By 7 de março de 2019 abril 5th, 2019 Palestras

A produção escrita não acontece somente no ato de escrever. As produções oral, gráfica e corporal produzem registros essenciais para a construção das narrativas de cada pessoa. Falar, cantar, conversar, perguntar e brincar ampliam o repertório discursivo das crianças e escrevem os primeiros textos, ainda sem palavras, em sua imaginação. Alfabetizada e produtora de textos, a criança precisa ler. Ler para interpretar o mundo e se relacionar com ele de forma cada vez mais intensa. Ler para conectar sonhos, desejos, possibilidades e realidade.

  • As primeiras leituras de mundo;
  • Como o adulto ajuda a criança a ler melhor o mundo;
  • As interpretações dos textos;
  • As primeiras construções de narrativas;
  • A importância de fazer memória;
  • O começo da linguagem escrita: de fora para dentro;
  • Breve recorrido entre as concepções de aquisição da escrita;
  • A literatura na vida da criança;
  • Escrever é usar repertório intelectual.

49 Comments

Leave a Reply