VAI ENTRAR NA ESCOLA? CALMA!

By 1 de agosto de 2018 abril 5th, 2019 #PapoReto

Entrar na escola é uma mistura de emoções: de um lado, aquele orgulho de ver nossas crianças crescerem e, de outro… aquela sensação, meio ansiedade, meio incerteza, meio constatação de que crescem mesmo. Ficamos angustiados e com medo de que se machuquem, de que não cuidem, de que sofram! Ao mesmo tempo que sabemos que a escola tem experiência, queremos ensiná-los a melhor forma de educar nossos filhos e filhas. Queremos falar sobre como comem, como se relacionam, quando sentem sono, do que gostam de brincar. Se puder, até nos dispomos a trabalhar na escola. Mas… 

Entrar na escola é a construção da intimidade. Intimidade no grupo, no social. É o começo da vida em comunidade, descolada da família, pelo menos do corpo físico. Entrar na escola é constatar que essas crianças não são nossas, mas do mundo! É constatar que eles e elas crescerão para além do que podemos oferecer dentro dos nossos contornos. Entrar na escola é um presente para o mundo: mais uma pessoa para esse mundo que precisa de gente boa!  

Então, calma. Passamos por isso enquanto pais, mães e quem cuida de crianças. Vivemos a mesma angústia e receberemos a mesma resposta dessas sábias crianças: na escola tem o eu, tem o você, tem o nós e tem um montão de gente! 

#paporeto #🔵🔵🔵 

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

46 Comments

Leave a Reply