A TECNOLOGIA JÁ ESTÁ MUDANDO TUDO!

By 22 de maio de 2018 abril 5th, 2019 #PapoReto

Não acho que os adultos saibam como lidar com as tecnologias na educação das crianças. No máximo, tentamos pedagogizar a experiência, criando tarefas de pesquisa: o mesmo que fazíamos com as enciclopédias no passado.  

Há escolas que bradam pelo uso da tecnologia nas salas de aula, mas não conseguem lidar com o real: jovens e crianças nas redes sociais, acessando conteúdos indevidos. Não sabemos lidar. E esse seria o primeiro passo para começarmos a entender essa geração. Criança que ainda não fala já arrasta coisa de um lado para o outros nos tablets e celulares. Quem vai escrever sobre essas habilidades e parar de criticar a tecnologia? Sim, criança precisa brincar, ficar ao ar livre, socializar, mas deixemos esse papo de lado e vejamos o que realmente está acontecendo no mundo. Jovens preferem se falar pelo Whatsapp, mesmo estando ao lado um do outro. Preferem expor suas ideias no Face ao invés de falar em sala de aula. O que faremos? Estamos na era da crítica e da proibição. Mas esse é um caminho sem volta, que reconfigurará a relação das pessoas com o tempo, com a cidade, com o pensar, com o trabalho. Não seria o momento de começarmos a positivar as experiências tecnológicas, de forma equilibrada, claro, nas escolas e em casa? Não seria o momento de escutarmos como essas crianças e jovens enxergam o mundo pelo olhar da tecnologia? Eu não sei fazer. Não consigo pensar ainda. Dei meu passo. E você? 

#PapoReto #🔵🔵🔵 

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

25 Comments

Leave a Reply