EMPATIA NA LATA!

By 6 de março de 2018 abril 5th, 2019 #SopaDePai

Enrique tem um amigo que o faz de gato e sapato.  O menino bate nele, joga outras crianças contra ele, fala palavrão adoidado, maltrata pai e mãe. Enrique se irrita muitíssimo com a história. Tento ajudá-lo a entender a complexidade das relações, embora ainda custe a entendê-las. Vejo que consegue, vez por outra, resolver essas confusões sozinho, mas precisa desabafar sempre sobre esse comportamento. Vira e mexe, ele usa o exemplo desse menino para concretizar algo que não é bom. Outro dia, durante o banho, conversávamos sobre o menino. Ele me perguntava o que eu achava do comportamento dele. Falava o quanto me incomodava também. É, filho, isso me incomoda. Não gosto de vê-lo sofrer, não gosto que você escute determinadas coisas, mas é importante para nos tornarmos o que somos e seremos. O problema é que ele não terá mais amigo assim! Mas, papai, eu não quero que ele fique sem amigos! Isso é muito ruim!  

Senti vergonha de mim. Senti vergonha do quanto nós, adultos que somos, temos nos afastado de um sentimento tão presente na vida das crianças: empatia. Meu filho me deu uma aula sobre empatia. Colocou-se no lugar do outro, do cara que lhe ofende, e lhe desejou o melhor! É, filho, você está coberto de razão! Quisera eu ter um amigo como você quando era criança! 

#SopaDePai #🔵🔵🔵 

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

37 Comments

Leave a Reply