A IMPORTÂNCIA DO AFETO

By 23 de janeiro de 2018 abril 5th, 2019 #PapoReto

A criança nasce. Sai do ventre materno. Vai à procura de algo. Não há palavras que definem o que ela procura. Querem experimentar algo que parece ser do ser humano (mesmo parecendo difícil acreditar nisso em nossa história). A nova vida procura amor. Toque, calor humano. Procura o alimento no seio da vida. Procura ser afetada pelo sopro de quem lhe gerou e pariu. Reconhece-se maior do que é, pois não há dois corpos, são dois deles, costurados pela maternidade.  

A vida mostra que essa costura pode ser mais plástica. Pode ser ampliada. Pai, família, amigos e amigas. Escola, cidade, parquinho. Sons, alimento, imagens. Tudo compõe a vida afetiva da criança em crescimento. Por isso, cada escolha que fazemos como pais, mães e responsáveis pelas crianças a crescerem é importante! Todo gesto é afeto. Toda escolha revela uma nova possibilidade da criança se sentir do mundo! Criança que cresce com esses afetos alargados se torna mais segura, mais generosa e compreensiva. Educar é saber dar e receber afeto.  

#PapoReto #🔵🔵🔵 

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

30 Comments

Leave a Reply