CONHECIMENTO PARA ALÉM DA ESCOLA

By 5 de setembro de 2017 abril 5th, 2019 #PapoReto

Crianças aprendem o mundo sempre. Aprendem fazendo coisas e aprendem quando fazem “nada”. Aprendem falando e em silêncio. Paradas, correndo, brincando, desenhando. Aprendem sendo amadas, quando levam bronca, quando vão à escola e quando ficam em casa. Aprendem sempre.  

O problema é quando a escola e a família acham que a criança só aprende na escola. Aí é um problemão. Porque, além de condicionarem como se aprende, escolhem o que se aprende. E isso mata os interesses individuais das crianças. Mata algumas habilidades e desejos que elas têm. Que são específicos e que não são desenvolvidos pela escola, justamente porque esta só pensa a partir de um aluno ideal, dentro de uma massa.  

Fico pensando que deveríamos começar a pensar que o mundo, as pessoas, a cidade, o meio ambiente, o que comemos, o que vemos nos meios virtuais, outras instituições de cultura, música, cinema, teatro, literatura, são tão importantes quanto é a escola. E que não estamos sabendo aproveitar essa experiência humana para ensinar e desenvolver as nossas crianças! Esquecemo-nos de singularizar, criar trilhas de aprendizagem individuais. Porque cada um aprende de uma maneira! O conhecimento não está confinado dentro da escola! Se aprendermos isso, as crianças, seguramente, se conectarão com seus talentos, gostos e potências… e teremos um mundo de gente mais sábia, generosa e transformadora! 

#PapoReto #🔵🔵🔵  

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

18 Comments

Leave a Reply