O BLÁ BLÁ BLÁ NA EDUCAÇÃO

By 23 de maio de 2017 abril 8th, 2019 #PapoReto

A escola é mestre em classificar. Os processos de classificação são dispositivos de ordenação, de controle e, em muitos casos, de exclusão. Processos injustos e cruéis. Não me venha com a premissa de que o mundo é assim e a escola também deve cometer crueldade para preparar crianças para esse mundo. Isso é besteira. Escola deve criar, cultivar um mundo diferente. Alguém tem de começar, mesmo que seja no miúdo, em sua pequena escola, com poucas pessoas. De gota em gota, mudaremos tudo! 

Então, falando de controle, a escola se vale das notas para classificar suas crianças e jovens. Para afirmar que o pensamento e a inteligência são algo que pode ser medido, capturado. Engana-se! Eu já dormi em aulas que amava, já tirei nota ruim e sabia tudo da matéria, já demonstrei empenho e detestava a professora e a matéria. E a escola acredita que controla seus estudantes… 

As notas criam uma cisão burra. Criam os maus e os bons alunos, aqueles que estudam (?) para a prova e aqueles que não (?), criam competição, que é típica mesmo dessa sociedade (que está dando super certo, né?). Esse sistema de controle falhou! Como faremos, então?  

#PapoReto #🔵🔵🔵 

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

24 Comments

Leave a Reply