DÉFICIT DE ENSINAGEM

By 14 de fevereiro de 2017 abril 8th, 2019 #PapoReto

Na verdade, a questão é simples: de tanto a escola controlar, criar estereótipos, de tanto a escola fragmentar, formalizar, acabou criando modelos fechados de identidades que excluem qualquer pessoa que pretende ser diferente, fazer diferença no mundo. As apostilas nasceram dessa vontade de normatização, de homogeneização. Respostas únicas, aulas demarcadas, conteúdo aglutinado. Sintomas de problemas de aprendizagem. Sim, quanto mais se fecham as didáticas, mais aparecem os problemas. E os problemas, nesses modelos autoritários, como são os apostilados, são sempre dos estudantes: crianças e jovens.  

Então, se refletirmos dessa forma, começamos a assumir que não é a criança, apenas, que tem uma dificuldade de aprendizagem, mas é a escola que tem um problema de “ensinagem”. Vai dar trabalho, escola, mas vale a pena! Porque educação é para todos e todas, para qualquer um, qualquer uma. Repense! 

#PapoReto #🔵🔵🔵 

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

30 Comments

Leave a Reply