O PERSONAGEM DO APRENDIZADO

By 17 de janeiro de 2017 abril 8th, 2019 #PapoReto

Criança aprende com o coração quando o conhecimento ganha vida. A sala vira um cenário das ideias, um palco de teatro, e os professores e professoras incorporam suas histórias. Somos, educadores e educadoras, contadores de histórias.  

Uma professora da Estilo de crianças de dois anos estudava com seu grupo a Frida Kahlo. Contava sobre seus quadros, coloridos e cheios de representações de seu país, de sua história. Fez diversas bonequinhas de pano para que as crianças brincassem. Um dia, a Frida chegou na sala. Ela estava igualzinha à que vemos nos filmes, fotos e quadros. Entrou na sala de surpresa. As crianças não podiam acreditar! Seus olhos brilhavam e refletiam toda a paixão daquela professora. Foram chegando pertinho da Frida, pegaram em suas mãos, mostraram sua sala, os brinquedos, os marrecos. Fizeram-na sentar na roda, mostraram seus livros. Compartilharam seu cotidiano como forma de afeto. Frida aprendeu mais do que ensinou. É assim que deve ser. Ser professor é saber silenciar e ouvir o que as crianças têm para nos ensinar.  

#PapoReto #🔵🔵🔵 

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

19 Comments

Leave a Reply