SOBRE APOSTILAS E O EMBURRECIMENTO

By 5 de dezembro de 2016 abril 8th, 2019 #PapoReto

Eu sou um cara que está na trincheira dessa guerra. Qualquer material que aprisione o pensamento, que determine os caminhos para o pensamento, que induz respostas e incentive a normalidade será combatido por meus pensamentos. Os sistemas apostilados condicionam o pensamento a se manifestar por palavras marcadas. Não permite a relação pedagógica mais potente entre professores, professoras e crianças, tira a autoria de trabalho da escola. Emburrece as relações e limita reflexões por conta do tempo. 

A apostila é uma afronta à liberdade do pensar. Qualquer pessoa pode seguir sua ordem, suas atividades, pois a apostila maquiniza o professor, robotiza a ação da professora! 

Apostilas vão no caminho oposto ao que se vê em muitos países que apostam em relações mais inteligentes em sala de aula! Que dão mais protagonismo à formação docente e aos estudantes. Que acreditam na capacidade de pesquisa, na autonomia do pensamento de crianças e jovens. Se hay apostila, soy contra! 

#PapoReto #🔵🔵🔵 

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

23 Comments

Leave a Reply