UM MINUTO DE SILÊNCIO

By 28 de novembro de 2016 abril 8th, 2019 #PapoReto

Por que a escola sempre tem sede pela palavra, pela opinião, pela manifestação das vontades? Por que é tão difícil lidarmos com os silêncios? Com os tempos diversos? É certo que, quanto mais a criança nos fala, mais a controlamos, mais a conhecemos. Mas não seria o desconhecimento o mais justo, mais honesto e mais generoso? Não seria no silêncio que criaríamos um espaço de intimidade? Não é nele que podemos refletir, acomodar ideias, conectar nossos pensamentos em rede de forma mais estruturada? Que sede é essa que não deixa a criança crescer em seus silêncios? Ausência de palavras não é sinal de desinteresse, de falta de compreensão. Tem muita gente cheia de coisa pra falar e que não fala nada, não é?  

Vamos experimentar o silêncio com nossas crianças? Sem colocar nomes e rótulos para elas? Vamos deixar as crianças entenderem o mundo e construírem seus tempos de maneira mais livre, sem nossos rótulos que as definem com dificuldade de relacionar, de aprender, timidez, hiperativa? Quero ser livre das palavras que me aprisionam, e vocês? 

#PapoReto #🔵🔵🔵 

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

23 Comments

Leave a Reply