PRECISA SER NO BUFFET?

By 24 de outubro de 2016 abril 8th, 2019 #PapoReto

Toda celebração é importante! Um ritual de comemoração de passagem do tempo! Marcamos nossas vidas assim! Celebramos o tempo passado e, na presença de pessoas queridas, afirmamos nosso presente e futuro!

Agora… é um exagero o que vemos nesses buffets infantis! Um ruído que perturba a infância (já viram a seleção de músicas de grande parte desses lugares???), um materialismo exacerbado (sim, docinhos enfeitados de ouro, brinquedos eletrônicos, lembrancinhas absurdamente doces e cheias de penduricalhos), uma histeria por se divertir até a exaustão (os monitores desses lugares gritam por atenção e preservam os pais, que se entopem de salgados e bebida enquanto suas crianças “brincam”) e um distanciamento da celebração que realmente importa nos nossos rituais de passagem (estarmos juntos, de verdade, um tempo de qualidade… não as 4 horas do contrato do buffet)!  

Claro que cada um faz o que bem entende nas festas de seus filhos e filhas. Isso não é uma condenação, mas um convite à reflexão, ok? Criança gosta de brincar junto, sozinha, em silêncio, muitas vezes. Criança não precisa de brinquedo pronto pra se divertir. Criança gosta de estar e ser uma coisa agora – dar um tempo – e ser outra coisa depois. Criança gosta de olhar no olho da outra, pegar na mão e ver o miúdo da vida. Sempre penso, e ninguém tira isso da minha cabeça, que a festa é, antes de mais nada, para a família da criança.  

Pergunto: por que não voltamos ao simples? Ao dia especial? À valorização das relações possíveis e importantes para a infância? Tanta gente que volta a fazer pequenos encontros em casa, em que crianças cozinham e preparam sua celebração! Tanta gente ocupando parques e praças, valorizando a cidade, os encontros públicos e as brincadeiras esquecidas! Tanta gente se voltando aos brinquedos que incentivam a imaginação! Que o cenário das festas infantis seja mais ligado às relações existentes na família do que aPortifólio dos buffets infantis! 

 #PapoReto #🔵🔵🔵 

Marcelo Cunha Bueno é educador há mais de 20 anos, inspirado pelo chão da Escola, especialista em desenvolvimento infantil. 

24 Comments

Leave a Reply